Estratégias de Gestão para o terceiro setor

Gestão Social – Estratégias e Parcerias é uma compilação de textos produzidos por nove autores e organizado por Marly Cavalcanti. Profissionais de áreas distintas, como administração, contabilidade e gestão de políticas destrincham seus conhecimentos aliados a questão do Terceiro Setor.

A linguagem clara e precisa, dividida em 10 capítulos, permite ao leitor a compreensão exata do tema sem que haja necessidade de consultas para o entendimento de conceitos. Além das próprias reflexões e conhecimentos os autores citam outros pesquisadores a fim de validar ou mostrar uma outra ótica a respeito de suas afirmações.

Subdivididos os capítulos abordam desde o motivo até as projeções futuras do Terceiro Setor. Dados estatísticos, como o crescimento deste segmento no Brasil e no mundo estão presentes no decorrer da obra. Além dos textos corridos, o projeto gráfico da obra, com utilização de quadros, tabelas, entre outros artifícios, propicia uma leitura não linear.

Aspectos do tema são retomados ao longo do livro, o que, a princípio, parece uma repetição. No entanto demonstra como diferentes olhares diante de um mesmo assunto podem provocar resultados e reflexões distintas. A cada nova tomada do conteúdo, uma história, conto ou lenda remete ao entendimento do que estar por vir. É, no entanto, muito subjetivo.

O conceito, a história, a estrutura, as relações que envolvem o Terceiro Setor estão presentes em cada uma das 315 páginas do livro. O material ainda serve de fonte para pesquisas mais profundas a respeito do assunto uma vez que traz citações de outros autores e até mesmo endereço de páginas da Internet. Contemporâneo, Gestão Social – Estratégias e Parcerias, da editora Saraiva, 2006, pode servir como um guia não só aos pesquisadores, como idealizadores de entidades que se enquadram nesta categoria da sociedade.