Links:

Links relacionados

Modelo de Estatuto
Modelo de Estatuto Social de Acordo com a Lei 10.406/02. Documento primordial para quem deseja constituir juridicamente uma associação de moradores.

Manual do Terceiro Setor
Para facilitar a institucionalização de novas organizações o Instituto Pro Bono, elaborou um “Manual do Terceiro Setor”. O livro reúne textos que explicam as questões jurídicas do terceiro setor, apontando as diferentes formas de organizações da sociedade civil.

Como montar uma associação
Página apresenta o passo-a-passo para a criação de uma Associação de Moradores, com caráter similar ao de condomínio.

Associações e Movimentos Sociais:

Confederação Nacional das Associações de Moradores
A Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM) foi fundada no dia 17 de janeiro de 1982. Presente no movimento nacional popular e comunitário, tem como papel organizar as federações estaduais, uniões municipais e associações comunitárias, entidades de bairro e similares..

CNS –Conselho Nacional de Saúde
Além de congregar diversos segmentos da sociedade, o CNS possui caráter deliberativo: pode analisar e deliberar sobre assuntos de saúde pública, através de resoluções, que devem ser adotadas pelo Ministério da Saúde.

FBO – Fórum Brasil do Orçamento
Composto por 57 entidades, lutam para direcionar mais recursos federais às políticas sociais; para ampliar o conhecimento da população sobre os gastos públicos; e, assim, aumentar a participação social no acompanhamento e na pressão por uma execução orçamentária transparente e de fácil entendimento.

FSM – Fórum Social Mundial
O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo.

ASSEMA – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento
A ASSEMAE atua para levar atendimento sanitário à população urbana e rural, fortalecendo a capacidade técnica, administrativa e financeira dos serviços de saneamento.

CNS –Conselho Nacional de Saúde